As primeiras vilas da Chapada foram obra dos pioneiros garimpeiros do Brasil. Os caras mal construíam povoados a base de pedras para se abrigar e logo tratavam de levantar templos para rezar , como manda a tradição. Mas alguns deles nunca foram concluídos como a Igreja da Nossa Senhora da Conceição dos Lençóis que está para terminar de ser construída desde de 1856. Atualmente a molecada da cidade joga bola por entre as ruínas ou se reúne em cima dos muros inacabados para conversar.

gruta da pratinha
Chapada Diamantina 2


" No Poço Encantado um feixe de luz entra dentro da gruta como um raio laser e penetra a água cristalina . As pedras que se vê no fundo do poço estão a 50 metros de profundidade apesar de parecer que estão a 2 metros graças à transparência da água."
Outro lugar que parece uma cidade fantasma são as construções da vila de Igatu , localizado no município de Andaraí. Lá já foi um grande pólo de extração de diamantes , mas após ao seu declínio, no local só encontram-se ruínas fantasmagóricas . Para falar a verdade , na Chapada existem ruínas espalhadas por vários lugares mas elas carecem de um estudo mais detalhado. Não se sabe se são obras pré-cabralinas , construções lusitanas , ou mesmo ruínas remanescentes das excursões dos bandeirantes que deram alguns rolés na área por volta do século XVI.

"Estalactites e estalagmites enormes se formaram dentro das grutas da região."
Cidades:
Existem várias cidades em torno da Chapada . As que se destacam são: Utinga , Jussiape , Rio de Contas , Ituaçu , Mucugê , Lençois , Andaraí , Boninal , Morro do Chapéu , Ibicoara , Iraquara , Paramirim , Itaetê , Palmeiras e Piatã.
É impossível citar ou descrever todas as cachoeiras que existem na Chapada , a não ser que se escreva um livro só sobre isso.Vou citar as mais importantes e mostrar fotos de algumas delas. Para se chegar à maioria delas é necessário um guia que conheça a área e muita disposição para longas caminhadas. A cachoeira principal e mais bonita é a da Fumaça , com mais de 420 metros é a maior do país. A bicha é tão alta que a água vira fumaça antes de chegar ao chão. Ela fica entre Palmeiras e Lençóis.
http://www.saatchi-gallery.co.uk/images/thumbnail1.php/2380240a.jpg
"Nossa essa cachoeira da Fumaça é alta pra caramba ..."

Existem também várias outras cachoeiras como: Patrício e Cochó em Piatã ; da Piabinha , Sibéria , Tibutino e da Matinha , em Mucugê ; do Capivari , Mandassaia , Mosquito , em Lençóis ; do Agreste , André Mocó , Acaba Seco , Ferro Doido em Morro Chapéu ; da Conceição dos Gatos , Riachinho , Purificação , Águas Claras , em Palmeiras ; da Caiçara , do Mel , em Iraquara ; das 3 Barras , Donana , Ramalho , em Andaraí ; do Raposo , Fraga , em Rio de Contas ; do Encantado , em Itaetê ; da Moenda , em Ituaçu ; do Bucurão , Rio Preto , Santo Antônio , em Ibicoara ; do Canta Galo , em Jussiape ; dos Índios , Cutia em Boninal ; da Mariazinha , em Utinga , além de várias outras , lembrando que no inverno o número de cachoeiras aumenta significativamente graças às chuvas.
http://www.luxtravel.com.br/ecoturismo/images/chapada_diamantina_canion_da_fumacinha.jpg

canion de fumaça
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/imagens/sua-foto/2008/jul/2008-07-21-chapada-diamantina-bahia.jpg
Que visual maneiro
Poços:
Tirando o Encantado e o Azul ( imperdíveis) , onde a luz do sol entra na Gruta e deixa a água azul fosforescente , em todos os outros pode-se dar uma nadada. Nesses dois , o banho é proibido pelo Ibama pois os turistas estavam sujando e favelando . Existem também o do Diabo , do Cardoso , do Rio Preto e D'Areia.
A Pratinha não é um poço , mas um lago de água cristalina e azul como uma piscina . Ela é visita obrigatória.
http://brazilguide.se/photo/albums/Chapada-Diamantina-Pai-Inacio/Chapada_Diamantina_1.jpg
Grutas:
Se você curte uma gruta , a Chapada é o lugar certo . Lá tem uma porrada. As cavernas são encontradas em toda parte. É raro o município que não as tem ,são centenas espalhadas pela região. Em Iraquara o número é maior devido ao subsolo que tem um maior teor e calcário. As grutas mais conhecidas são as da Pratinha e da Lapa Doce que estão e Iraquara . Tem também as grutas: da Boa Eperança em Utinga, dos Brejões em Morro do Chapéu , Mangabeira em Ituaçu , Bonilha em Jussiape , além de várias outras menos conhecidas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposições Guimarães rosa!

Os dez melhores livros de Paulo Coelho!