Alfredo Wagner 50 anos de história!


Parque Municipal
Situado no perímetro urbano de Alfredo Wagner, o Parque Municipal Governador Kleinubing, com quase 24 hectares, pode ser utilizado para eventos; bailes; festas; encontros desportivos, tradicionalistas e religiosos; acampamentos...
Com um exuberante panorama da Serra Geral, é o lugar ideal para quem quer estar em contato com a natureza.
Possui churrascaria, amplo salão de festas, pista de motocross, cancha de laço, galpão de leilão, área de lazer e camping.
ONDE FICA: SC 429, km 1,5 – Demoras
VISITAÇÃO: Diariamente das 7h às 19h
CONTATO: (48) 3276 2037 ou diretamente na Prefeitura
Distrito de Catuíra
Fundada em 1853, pelo Imperador Dom Pedro II, a Colônia Militar Santa Teresa, prestou guarnição à estrada Serra/Litoral e às colônias que se instalaram posteriormente nos arredores.
A sua igreja, construída em 1855, tornou-a a primeira comunidade católica da região. Hoje, o distrito de Catuíra perdeu o charme original, mas parte da história mantém-se conservada, através do Casarão dos Ibagys, do Cemitério Velho, da Igreja de Santa Teresa – a qual abriga antigos objetos sacros, além do secular harmônio, do Marco do Centenário e do Obelisco do Sesquicentenário.
ONDE FICA: SC 302, a 9km do centro da cidade
VISTAÇÃO: Cemitério Velho, Obelisco e Marco – visitação livre; Igreja de Santa Teresa – aberta aos domingos de manhã, ou com agendamento
CONTATO: (48) 3276 1240 com Sr. Teobaldo Gelsleichter
Museu de Arqueologia de Lomba Alta
Fundado no cinqüentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner.
Curiosidade: Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.
ONDE FICA: Vila de Lomba Alta, a 12 km do centro
VISITAÇÃO: Livre. Aberto das 8 às 12h, e das 14 às 18h, de 4ª feira a domingo
CONTATO: Diretamente no local
Recanto da Arte
Impedido, por problemas de saúde, de trabalhar como pedreiro, Evalídio Kreusch, o Coquinho, viu no artesanato uma solução para sua vida. Hábil artesão, criou algumas miniaturas de antigas construções alfredenses, como a casa de Alfredo Wagner e a Ponte Eng. Emílio Kuntze. A própria casa do artista, como leve inspiração germânica, situada no Estreito, já é uma atração. Cercada de plantas, fontes, riachos artificiais e casinhas para passarinhos, é possível tomar um chimarrão com o Coquinho e vê-lo, com sua gaita, tocar e cantar tradicionais canções alemãs.
ONDE FICA: Bairro Estreito, a 1,3km do centro
VISITAÇÃO: Somente programada ou durante a temporada natalina
CONTATO: Fone (48) 8836 4589
Gruta do Poço Certo
Situada num abrigo sob rocha - antigo cemitério indígena - a Gruta do Poço Certo, está abaixo de uma cachoeira com 42 metros. É um lugar de beleza e quietude singulares, onde o perene estrondo das águas soma-se ao cantar dos pássaros que fazem seus ninhos nas reentrâncias das escarpas. O oratório, instalado em 1952, foi uma forma de possibilitar às famílias Franz, Althoff e seus vizinhos, o acesso à gruta, uma vez que a capela mais próxima situa-se em Lomba Alta, muito longe dali. Estas famílias mantêm até hoje, através de seus descendentes, esta Gruta em harmonia com a natureza.
ONDE FICA: Vila de Poço Certo, a 1,5km do Museu de Arqueologia e a 13km do centro
VISITAÇÃO: Livre, com caminhada por trilha
CONTATO: Diretamente no local

Gruta do Riozinho
Trata-se do mais profundo abrigo sob rocha identificado na Capital das Nascentes.
ONDE FICA: Riozinho, a 3km da Catuíra e a 12km do centro.
VISITAÇÃO: Livre. Caminhada de aprox. 100m da residência do Sr. Dário Steffen.
CONTATO: Diretamente no local.
Gruta Nossa Senhora de Fátima em São Leonardo
Oratório dentro de uma pequena floresta, a gruta de São Leonardo, fundada pela família Harger, existe desde 1954, sendo de fácil acesso. Uma grande festa realiza-se nesta gruta todo mês de maio.
ONDE FICA: São Leonardo, próximo à BR 282.
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Na Paróquia, ou pelo fone (48) 3276 1176.
Gruta do Caeté
Gruta natural que em 1955 recebeu do casal Luzia e Quiliano Heiderscheidt a imagem de Nossa Senhora de Fatima. A imagem da Santa veio de de caminhão de São Paulo até a Ilha de Santa Catarina, daí, seguiu de carroça até a Gruta do Caeté.
Alem da festa anual são realizadas missas mensais. Possui infra estrutura com banheiros, cozinha e salão de festas.
ONDE FICA: 7km do centro da cidade em direçao a Anitapolis
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Rudinei J. Heiderscheidt - rudih@reapla.com.br
Fone: (48) 99123737

Monte Lajeado
Com 1.752 metros - a maior altitude do município - o Monte Lajeado situa-se na Serra do Campo dos Padres. De sua face norte, brota a mais alta nascente do Rio Itajaí-Açu.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Três Bonecas
Trata-se de três blocos de pedra bem próximos ao Morro do Lajeado, situados sobre um estreito facão. A forma sugere cabeça, tronco e duas pernas. Este marco natural está a 27º50'27,4" Sul e 49º18'40,5" Oeste, a uma altitude aproximada de 1.700m. O acesso é difícil, com uma jornada de um dia para ida e volta. Saída de automóvel de Alfredo Wagner até a Igreja de Santo Anjo; dali é necessário ir de veículo 4X4 até o pé da Serra de onde inicia uma trilha muito boa, porém íngreme com duração de aprox. duas horas. Este local é o limite Leste dos maiores derrames vulcânicos ocorrido entre 125 e 119 milhões de anos, que cobriram 1.700.000 km2, atingindo a Argentina, Paraguai e Brasil.
Em Santa Catarina abrange aprox. 73.000 km2, da Serra Geral até o extremo Oeste. Em São Miguel tem a espessura de mil metros e, em Itá, 6.880 metros.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: Caminhada, cavalgada ou veículo 4X4
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário) ou Prefeitura (48) 3276-1211

Soldados
Vistas de longe, aquelas quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, se parecem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Pedra Branca
Localidade de beleza singular, encravada na costa da Serra Barriguda e sob a serra de mesmo nome, a Pedra Branca é um local fotogênico por natureza. A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.
ONDE FICA: Pela BR 282, sentido Alfredo Wagner/Bom Retiro, 11km do centro, à esquerda. Segue-se dali mais 12km por estrada secundária.
VISITAÇÃO: Pousada Westphal e Schütz oferece serviço de guia à maioria dos atrativos
CONTATO: Pousada Westphal e Schütz (48) 8412 4383
Serra dos Três Picos
Com aprox. 1.250 metros, é uma antiga propriedade de Alfredo Henrique Wagner, limita duas importantes regiões geográficas: de um lado, os campos do Planalto Serrano catarinense; de outro, as cabeceiras do Vale do Itajaí. Numa das elevações, o Pico do Cruzeiro, há uma cruz visitada na Sexta-Feira Santa.
ONDE FICA: Via Pedra Branca: Proprietário Lauro César da Cruz ou via Fundo São João: proprietários Nelvo Schütz ou Pedro Rabelo
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Diretamente no local ou Prefeitura (48) 3276 1211
Morro do Trombudo
Limite entre os municípios de Alfredo Wagner e Bom Retiro, abriga vestígios do marco histórico assentado em 12 de abril de 1791. Descoberto em dezembro de 2007 por uma equipe capitaneada pelo pesquisador Altair Wagner, localiza-se a 1.306 metros de altitude.
ONDE FICA: Sete quilômetros de Lomba Alta
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
Calçada de Pedra
Em 1789, abria-se a primeira estrada ligando o Planalto Serrano à capital da Província. O curso original estendia-se da Boa Vista até o Chapadão das Demoras, via Faxinal Preto. De lá, descia na Colônia Militar, subia o Pinguirito, cruzando, então, a encosta dos morros do Costão do Frade e do Gato do Mato, onde hoje é o limite entre Alfredo Wagner e Bom Retiro. No sopé dessas montanhas, num local sombrio e úmido, repleto de nascentes, o tráfego tornava-se cada vez mais crítico, sendo que constantemente as carroças atolavam. Observado o problema, o Governo providenciou o calçamento do trecho. O trabalho foi executado por escravos, que puxavam as pesadas pedras sobre couros de boi. O resultado foram seis quilômetros de estrada calçada, com largura média de dois metros. Até hoje, é possível percorrer alguns trechos em bom estado de conservação.
ONDE FICA: Sopé do Morro do Costão do Frade ao sopé do Morro do Gato do Mato, a  22km do centro
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
  Túmulo do Soldadinho
Diz a lenda que, no longínquo ano de 1893, um grupo de soldados, fugidos da Revolução Federalista, atravessou a pé nossa região, certamente com destino a Lages. O inverno rigoroso fez daquela viagem um inferno: tempestades e neve, caminhos incertos, fome, falta de abrigo... Cruzando, na escuridão da noite, a frígida Chapada das Demoras, um deles, debilitado e doente, perdeu-se do grupo, sendo encontrado morto no dia seguinte. Ali, sob um grosso pinheiro, os colegas o sepultaram. Com o passar do tempo, e o aumento do tráfego de tropeiros por aquela estrada, a simples cruzinha passou a ser referência para os viajantes, que paravam, acendiam velas, rezavam pela alma do desconhecido, pediam-lhe graças. Criou-se um certo misticismo acerca daquele jazigo, principalmente quando o novo dono daquelas terras, desinformado, ateou fogo na mata, queimando toda a vegetação. De maneira inexplicável, a cruz de madeira resistiu às chamas. Construiu-se, então, na década de 1950, um túmulo, que passou a ser centro de peregrinação de romeiros, que garantem ter alcançado graças do Soldado Desconhecido.
ONDE FICA: Comunidade de Soldadinho, defronte à capela, a 10km do centro de Alfredo Wagner
VISITAÇÃO: Não se pode dizer que o local possua algum atrativo estético, limitando-se à sua história
CONTATO: Diretamente no local

Acolhida na Colônia
Mude um pouco a sua rotina. Nos roteiros da Acolhida você será
hospedado por famílias de agricultores orgânicos e vai se sentir em casa.
A Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1998. É uma associação de agricultores integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987) que tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abrem suas casas para o convívio de seu dia-a-dia. O objetivo é compartilhar com os visitantes o seu saber fazer, suas histórias e cultura, suas paisagens...oferecem hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo.
CONTATO: www.acolhida.com.br
Reserva Rio das Furnas
A Reserva Rio das Furnas é a primeira Reserva Natural (RPPN) da região e recebe visitas programadas para birdwatching (observação de aves), pesquisas e educação ambiental. Mantém parceria com a FURB, através de seu Instituto de Pesquisas Científicas (IPA) e com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).
Para saber mais: www.riodasfurnas.org.br
ONDE FICA: São Leonardo
VISITAÇÃO:Temporariamente desativada
CONTATO: reserva@riodasfurnas.org.br ou (48) 9968 0190
Sítio Paraíso das Águas
Com uma flora e fauna exuberantes, o local possui quatro belas cachoeiras que formam diversas piscinas.
Trilha de aprox. 1 km que margeia o Rio Águas Frias e passa pelas cachoeiras. Observação de aves e animais, açudes para banho e pesca, produtos orgânicos e muitas outras atrações, é o que está reservado para os amantes da natureza.
Privacidade, conforto, charme e aconchego é o que se encontra na Pousada Paraíso das Águas. Parceiro do Acolhida na Colônia.
Para saber mais: www.sitioparaisodasaguas.com
ONDE FICA: Águas Frias, a 5 km da cidade
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Jorge de Souza: (48) 3276-1049/8816-2789 ou Sebastião (gerente): (48) 8812-3441
Sítio Ek Três Rios
Situado na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, o Sítio EK Três Rios é um paraíso esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas de 40 min., matas, flores silvestres e três belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
A propriedade de Elito Klauberg e Shirley Klauberg possui 13 ha.
ONDE FICA: Barro Branco
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Elito Klauberg (48) 3276 1375



Parque Municipal
Situado no perímetro urbano de Alfredo Wagner, o Parque Municipal Governador Kleinubing, com quase 24 hectares, pode ser utilizado para eventos; bailes; festas; encontros desportivos, tradicionalistas e religiosos; acampamentos...
Com um exuberante panorama da Serra Geral, é o lugar ideal para quem quer estar em contato com a natureza.
Possui churrascaria, amplo salão de festas, pista de motocross, cancha de laço, galpão de leilão, área de lazer e camping.
ONDE FICA: SC 429, km 1,5 – Demoras
VISITAÇÃO: Diariamente das 7h às 19h
CONTATO: (48) 3276 2037 ou diretamente na Prefeitura
Distrito de Catuíra
Fundada em 1853, pelo Imperador Dom Pedro II, a Colônia Militar Santa Teresa, prestou guarnição à estrada Serra/Litoral e às colônias que se instalaram posteriormente nos arredores.
A sua igreja, construída em 1855, tornou-a a primeira comunidade católica da região. Hoje, o distrito de Catuíra perdeu o charme original, mas parte da história mantém-se conservada, através do Casarão dos Ibagys, do Cemitério Velho, da Igreja de Santa Teresa – a qual abriga antigos objetos sacros, além do secular harmônio, do Marco do Centenário e do Obelisco do Sesquicentenário.
ONDE FICA: SC 302, a 9km do centro da cidade
VISTAÇÃO: Cemitério Velho, Obelisco e Marco – visitação livre; Igreja de Santa Teresa – aberta aos domingos de manhã, ou com agendamento
CONTATO: (48) 3276 1240 com Sr. Teobaldo Gelsleichter
Museu de Arqueologia de Lomba Alta
Fundado no cinqüentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner.
Curiosidade: Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.
ONDE FICA: Vila de Lomba Alta, a 12 km do centro
VISITAÇÃO: Livre. Aberto das 8 às 12h, e das 14 às 18h, de 4ª feira a domingo
CONTATO: Diretamente no local
Recanto da Arte
Impedido, por problemas de saúde, de trabalhar como pedreiro, Evalídio Kreusch, o Coquinho, viu no artesanato uma solução para sua vida. Hábil artesão, criou algumas miniaturas de antigas construções alfredenses, como a casa de Alfredo Wagner e a Ponte Eng. Emílio Kuntze. A própria casa do artista, como leve inspiração germânica, situada no Estreito, já é uma atração. Cercada de plantas, fontes, riachos artificiais e casinhas para passarinhos, é possível tomar um chimarrão com o Coquinho e vê-lo, com sua gaita, tocar e cantar tradicionais canções alemãs.
ONDE FICA: Bairro Estreito, a 1,3km do centro
VISITAÇÃO: Somente programada ou durante a temporada natalina
CONTATO: Fone (48) 8836 4589
Gruta do Poço Certo
Situada num abrigo sob rocha - antigo cemitério indígena - a Gruta do Poço Certo, está abaixo de uma cachoeira com 42 metros. É um lugar de beleza e quietude singulares, onde o perene estrondo das águas soma-se ao cantar dos pássaros que fazem seus ninhos nas reentrâncias das escarpas. O oratório, instalado em 1952, foi uma forma de possibilitar às famílias Franz, Althoff e seus vizinhos, o acesso à gruta, uma vez que a capela mais próxima situa-se em Lomba Alta, muito longe dali. Estas famílias mantêm até hoje, através de seus descendentes, esta Gruta em harmonia com a natureza.
ONDE FICA: Vila de Poço Certo, a 1,5km do Museu de Arqueologia e a 13km do centro
VISITAÇÃO: Livre, com caminhada por trilha
CONTATO: Diretamente no local

Gruta do Riozinho
Trata-se do mais profundo abrigo sob rocha identificado na Capital das Nascentes.
ONDE FICA: Riozinho, a 3km da Catuíra e a 12km do centro.
VISITAÇÃO: Livre. Caminhada de aprox. 100m da residência do Sr. Dário Steffen.
CONTATO: Diretamente no local.
Gruta Nossa Senhora de Fátima em São Leonardo
Oratório dentro de uma pequena floresta, a gruta de São Leonardo, fundada pela família Harger, existe desde 1954, sendo de fácil acesso. Uma grande festa realiza-se nesta gruta todo mês de maio.
ONDE FICA: São Leonardo, próximo à BR 282.
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Na Paróquia, ou pelo fone (48) 3276 1176.
Gruta do Caeté
Gruta natural que em 1955 recebeu do casal Luzia e Quiliano Heiderscheidt a imagem de Nossa Senhora de Fatima. A imagem da Santa veio de de caminhão de São Paulo até a Ilha de Santa Catarina, daí, seguiu de carroça até a Gruta do Caeté.
Alem da festa anual são realizadas missas mensais. Possui infra estrutura com banheiros, cozinha e salão de festas.
ONDE FICA: 7km do centro da cidade em direçao a Anitapolis
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Rudinei J. Heiderscheidt - rudih@reapla.com.br
Fone: (48) 99123737

Monte Lajeado
Com 1.752 metros - a maior altitude do município - o Monte Lajeado situa-se na Serra do Campo dos Padres. De sua face norte, brota a mais alta nascente do Rio Itajaí-Açu.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Três Bonecas
Trata-se de três blocos de pedra bem próximos ao Morro do Lajeado, situados sobre um estreito facão. A forma sugere cabeça, tronco e duas pernas. Este marco natural está a 27º50'27,4" Sul e 49º18'40,5" Oeste, a uma altitude aproximada de 1.700m. O acesso é difícil, com uma jornada de um dia para ida e volta. Saída de automóvel de Alfredo Wagner até a Igreja de Santo Anjo; dali é necessário ir de veículo 4X4 até o pé da Serra de onde inicia uma trilha muito boa, porém íngreme com duração de aprox. duas horas. Este local é o limite Leste dos maiores derrames vulcânicos ocorrido entre 125 e 119 milhões de anos, que cobriram 1.700.000 km2, atingindo a Argentina, Paraguai e Brasil.
Em Santa Catarina abrange aprox. 73.000 km2, da Serra Geral até o extremo Oeste. Em São Miguel tem a espessura de mil metros e, em Itá, 6.880 metros.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: Caminhada, cavalgada ou veículo 4X4
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário) ou Prefeitura (48) 3276-1211

Soldados
Vistas de longe, aquelas quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, se parecem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Pedra Branca
Localidade de beleza singular, encravada na costa da Serra Barriguda e sob a serra de mesmo nome, a Pedra Branca é um local fotogênico por natureza. A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.
ONDE FICA: Pela BR 282, sentido Alfredo Wagner/Bom Retiro, 11km do centro, à esquerda. Segue-se dali mais 12km por estrada secundária.
VISITAÇÃO: Pousada Westphal e Schütz oferece serviço de guia à maioria dos atrativos
CONTATO: Pousada Westphal e Schütz (48) 8412 4383
Serra dos Três Picos
Com aprox. 1.250 metros, é uma antiga propriedade de Alfredo Henrique Wagner, limita duas importantes regiões geográficas: de um lado, os campos do Planalto Serrano catarinense; de outro, as cabeceiras do Vale do Itajaí. Numa das elevações, o Pico do Cruzeiro, há uma cruz visitada na Sexta-Feira Santa.
ONDE FICA: Via Pedra Branca: Proprietário Lauro César da Cruz ou via Fundo São João: proprietários Nelvo Schütz ou Pedro Rabelo
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Diretamente no local ou Prefeitura (48) 3276 1211
Morro do Trombudo
Limite entre os municípios de Alfredo Wagner e Bom Retiro, abriga vestígios do marco histórico assentado em 12 de abril de 1791. Descoberto em dezembro de 2007 por uma equipe capitaneada pelo pesquisador Altair Wagner, localiza-se a 1.306 metros de altitude.
ONDE FICA: Sete quilômetros de Lomba Alta
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
Calçada de Pedra
Em 1789, abria-se a primeira estrada ligando o Planalto Serrano à capital da Província. O curso original estendia-se da Boa Vista até o Chapadão das Demoras, via Faxinal Preto. De lá, descia na Colônia Militar, subia o Pinguirito, cruzando, então, a encosta dos morros do Costão do Frade e do Gato do Mato, onde hoje é o limite entre Alfredo Wagner e Bom Retiro. No sopé dessas montanhas, num local sombrio e úmido, repleto de nascentes, o tráfego tornava-se cada vez mais crítico, sendo que constantemente as carroças atolavam. Observado o problema, o Governo providenciou o calçamento do trecho. O trabalho foi executado por escravos, que puxavam as pesadas pedras sobre couros de boi. O resultado foram seis quilômetros de estrada calçada, com largura média de dois metros. Até hoje, é possível percorrer alguns trechos em bom estado de conservação.
ONDE FICA: Sopé do Morro do Costão do Frade ao sopé do Morro do Gato do Mato, a  22km do centro
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
  Túmulo do Soldadinho
Diz a lenda que, no longínquo ano de 1893, um grupo de soldados, fugidos da Revolução Federalista, atravessou a pé nossa região, certamente com destino a Lages. O inverno rigoroso fez daquela viagem um inferno: tempestades e neve, caminhos incertos, fome, falta de abrigo... Cruzando, na escuridão da noite, a frígida Chapada das Demoras, um deles, debilitado e doente, perdeu-se do grupo, sendo encontrado morto no dia seguinte. Ali, sob um grosso pinheiro, os colegas o sepultaram. Com o passar do tempo, e o aumento do tráfego de tropeiros por aquela estrada, a simples cruzinha passou a ser referência para os viajantes, que paravam, acendiam velas, rezavam pela alma do desconhecido, pediam-lhe graças. Criou-se um certo misticismo acerca daquele jazigo, principalmente quando o novo dono daquelas terras, desinformado, ateou fogo na mata, queimando toda a vegetação. De maneira inexplicável, a cruz de madeira resistiu às chamas. Construiu-se, então, na década de 1950, um túmulo, que passou a ser centro de peregrinação de romeiros, que garantem ter alcançado graças do Soldado Desconhecido.
ONDE FICA: Comunidade de Soldadinho, defronte à capela, a 10km do centro de Alfredo Wagner
VISITAÇÃO: Não se pode dizer que o local possua algum atrativo estético, limitando-se à sua história
CONTATO: Diretamente no local

Acolhida na Colônia
Mude um pouco a sua rotina. Nos roteiros da Acolhida você será
hospedado por famílias de agricultores orgânicos e vai se sentir em casa.
A Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1998. É uma associação de agricultores integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987) que tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abrem suas casas para o convívio de seu dia-a-dia. O objetivo é compartilhar com os visitantes o seu saber fazer, suas histórias e cultura, suas paisagens...oferecem hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo.
CONTATO: www.acolhida.com.br
Reserva Rio das Furnas
A Reserva Rio das Furnas é a primeira Reserva Natural (RPPN) da região e recebe visitas programadas para birdwatching (observação de aves), pesquisas e educação ambiental. Mantém parceria com a FURB, através de seu Instituto de Pesquisas Científicas (IPA) e com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).
Para saber mais: www.riodasfurnas.org.br
ONDE FICA: São Leonardo
VISITAÇÃO:Temporariamente desativada
CONTATO: reserva@riodasfurnas.org.br ou (48) 9968 0190
Sítio Paraíso das Águas
Com uma flora e fauna exuberantes, o local possui quatro belas cachoeiras que formam diversas piscinas.
Trilha de aprox. 1 km que margeia o Rio Águas Frias e passa pelas cachoeiras. Observação de aves e animais, açudes para banho e pesca, produtos orgânicos e muitas outras atrações, é o que está reservado para os amantes da natureza.
Privacidade, conforto, charme e aconchego é o que se encontra na Pousada Paraíso das Águas. Parceiro do Acolhida na Colônia.
Para saber mais: www.sitioparaisodasaguas.com
ONDE FICA: Águas Frias, a 5 km da cidade
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Jorge de Souza: (48) 3276-1049/8816-2789 ou Sebastião (gerente): (48) 8812-3441
Sítio Ek Três Rios
Situado na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, o Sítio EK Três Rios é um paraíso esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas de 40 min., matas, flores silvestres e três belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
A propriedade de Elito Klauberg e Shirley Klauberg possui 13 ha.
ONDE FICA: Barro Branco
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Elito Klauberg (48) 3276 1375



Parque Municipal
Situado no perímetro urbano de Alfredo Wagner, o Parque Municipal Governador Kleinubing, com quase 24 hectares, pode ser utilizado para eventos; bailes; festas; encontros desportivos, tradicionalistas e religiosos; acampamentos...
Com um exuberante panorama da Serra Geral, é o lugar ideal para quem quer estar em contato com a natureza.
Possui churrascaria, amplo salão de festas, pista de motocross, cancha de laço, galpão de leilão, área de lazer e camping.
ONDE FICA: SC 429, km 1,5 – Demoras
VISITAÇÃO: Diariamente das 7h às 19h
CONTATO: (48) 3276 2037 ou diretamente na Prefeitura
Distrito de Catuíra
Fundada em 1853, pelo Imperador Dom Pedro II, a Colônia Militar Santa Teresa, prestou guarnição à estrada Serra/Litoral e às colônias que se instalaram posteriormente nos arredores.
A sua igreja, construída em 1855, tornou-a a primeira comunidade católica da região. Hoje, o distrito de Catuíra perdeu o charme original, mas parte da história mantém-se conservada, através do Casarão dos Ibagys, do Cemitério Velho, da Igreja de Santa Teresa – a qual abriga antigos objetos sacros, além do secular harmônio, do Marco do Centenário e do Obelisco do Sesquicentenário.
ONDE FICA: SC 302, a 9km do centro da cidade
VISTAÇÃO: Cemitério Velho, Obelisco e Marco – visitação livre; Igreja de Santa Teresa – aberta aos domingos de manhã, ou com agendamento
CONTATO: (48) 3276 1240 com Sr. Teobaldo Gelsleichter
Museu de Arqueologia de Lomba Alta
Fundado no cinqüentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner.
Curiosidade: Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.
ONDE FICA: Vila de Lomba Alta, a 12 km do centro
VISITAÇÃO: Livre. Aberto das 8 às 12h, e das 14 às 18h, de 4ª feira a domingo
CONTATO: Diretamente no local
Recanto da Arte
Impedido, por problemas de saúde, de trabalhar como pedreiro, Evalídio Kreusch, o Coquinho, viu no artesanato uma solução para sua vida. Hábil artesão, criou algumas miniaturas de antigas construções alfredenses, como a casa de Alfredo Wagner e a Ponte Eng. Emílio Kuntze. A própria casa do artista, como leve inspiração germânica, situada no Estreito, já é uma atração. Cercada de plantas, fontes, riachos artificiais e casinhas para passarinhos, é possível tomar um chimarrão com o Coquinho e vê-lo, com sua gaita, tocar e cantar tradicionais canções alemãs.
ONDE FICA: Bairro Estreito, a 1,3km do centro
VISITAÇÃO: Somente programada ou durante a temporada natalina
CONTATO: Fone (48) 8836 4589
Gruta do Poço Certo
Situada num abrigo sob rocha - antigo cemitério indígena - a Gruta do Poço Certo, está abaixo de uma cachoeira com 42 metros. É um lugar de beleza e quietude singulares, onde o perene estrondo das águas soma-se ao cantar dos pássaros que fazem seus ninhos nas reentrâncias das escarpas. O oratório, instalado em 1952, foi uma forma de possibilitar às famílias Franz, Althoff e seus vizinhos, o acesso à gruta, uma vez que a capela mais próxima situa-se em Lomba Alta, muito longe dali. Estas famílias mantêm até hoje, através de seus descendentes, esta Gruta em harmonia com a natureza.
ONDE FICA: Vila de Poço Certo, a 1,5km do Museu de Arqueologia e a 13km do centro
VISITAÇÃO: Livre, com caminhada por trilha
CONTATO: Diretamente no local

Gruta do Riozinho
Trata-se do mais profundo abrigo sob rocha identificado na Capital das Nascentes.
ONDE FICA: Riozinho, a 3km da Catuíra e a 12km do centro.
VISITAÇÃO: Livre. Caminhada de aprox. 100m da residência do Sr. Dário Steffen.
CONTATO: Diretamente no local.
Gruta Nossa Senhora de Fátima em São Leonardo
Oratório dentro de uma pequena floresta, a gruta de São Leonardo, fundada pela família Harger, existe desde 1954, sendo de fácil acesso. Uma grande festa realiza-se nesta gruta todo mês de maio.
ONDE FICA: São Leonardo, próximo à BR 282.
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Na Paróquia, ou pelo fone (48) 3276 1176.
Gruta do Caeté
Gruta natural que em 1955 recebeu do casal Luzia e Quiliano Heiderscheidt a imagem de Nossa Senhora de Fatima. A imagem da Santa veio de de caminhão de São Paulo até a Ilha de Santa Catarina, daí, seguiu de carroça até a Gruta do Caeté.
Alem da festa anual são realizadas missas mensais. Possui infra estrutura com banheiros, cozinha e salão de festas.
ONDE FICA: 7km do centro da cidade em direçao a Anitapolis
VISITAÇÃO: Livre
CONTATO: Rudinei J. Heiderscheidt - rudih@reapla.com.br
Fone: (48) 99123737

Monte Lajeado
Com 1.752 metros - a maior altitude do município - o Monte Lajeado situa-se na Serra do Campo dos Padres. De sua face norte, brota a mais alta nascente do Rio Itajaí-Açu.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Três Bonecas
Trata-se de três blocos de pedra bem próximos ao Morro do Lajeado, situados sobre um estreito facão. A forma sugere cabeça, tronco e duas pernas. Este marco natural está a 27º50'27,4" Sul e 49º18'40,5" Oeste, a uma altitude aproximada de 1.700m. O acesso é difícil, com uma jornada de um dia para ida e volta. Saída de automóvel de Alfredo Wagner até a Igreja de Santo Anjo; dali é necessário ir de veículo 4X4 até o pé da Serra de onde inicia uma trilha muito boa, porém íngreme com duração de aprox. duas horas. Este local é o limite Leste dos maiores derrames vulcânicos ocorrido entre 125 e 119 milhões de anos, que cobriram 1.700.000 km2, atingindo a Argentina, Paraguai e Brasil.
Em Santa Catarina abrange aprox. 73.000 km2, da Serra Geral até o extremo Oeste. Em São Miguel tem a espessura de mil metros e, em Itá, 6.880 metros.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: Caminhada, cavalgada ou veículo 4X4
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário) ou Prefeitura (48) 3276-1211

Soldados
Vistas de longe, aquelas quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, se parecem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.
ONDE FICA: Santo Anjo
VISITAÇÃO: A visita pode ser feita através de caminhada, cavalgada ou veículo 4X4.
CONTATO: Sebold Schäfer (proprietário), ou através da Prefeitura (48) 3276-1211
Pedra Branca
Localidade de beleza singular, encravada na costa da Serra Barriguda e sob a serra de mesmo nome, a Pedra Branca é um local fotogênico por natureza. A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.
ONDE FICA: Pela BR 282, sentido Alfredo Wagner/Bom Retiro, 11km do centro, à esquerda. Segue-se dali mais 12km por estrada secundária.
VISITAÇÃO: Pousada Westphal e Schütz oferece serviço de guia à maioria dos atrativos
CONTATO: Pousada Westphal e Schütz (48) 8412 4383
Serra dos Três Picos
Com aprox. 1.250 metros, é uma antiga propriedade de Alfredo Henrique Wagner, limita duas importantes regiões geográficas: de um lado, os campos do Planalto Serrano catarinense; de outro, as cabeceiras do Vale do Itajaí. Numa das elevações, o Pico do Cruzeiro, há uma cruz visitada na Sexta-Feira Santa.
ONDE FICA: Via Pedra Branca: Proprietário Lauro César da Cruz ou via Fundo São João: proprietários Nelvo Schütz ou Pedro Rabelo
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Diretamente no local ou Prefeitura (48) 3276 1211
Morro do Trombudo
Limite entre os municípios de Alfredo Wagner e Bom Retiro, abriga vestígios do marco histórico assentado em 12 de abril de 1791. Descoberto em dezembro de 2007 por uma equipe capitaneada pelo pesquisador Altair Wagner, localiza-se a 1.306 metros de altitude.
ONDE FICA: Sete quilômetros de Lomba Alta
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
Calçada de Pedra
Em 1789, abria-se a primeira estrada ligando o Planalto Serrano à capital da Província. O curso original estendia-se da Boa Vista até o Chapadão das Demoras, via Faxinal Preto. De lá, descia na Colônia Militar, subia o Pinguirito, cruzando, então, a encosta dos morros do Costão do Frade e do Gato do Mato, onde hoje é o limite entre Alfredo Wagner e Bom Retiro. No sopé dessas montanhas, num local sombrio e úmido, repleto de nascentes, o tráfego tornava-se cada vez mais crítico, sendo que constantemente as carroças atolavam. Observado o problema, o Governo providenciou o calçamento do trecho. O trabalho foi executado por escravos, que puxavam as pesadas pedras sobre couros de boi. O resultado foram seis quilômetros de estrada calçada, com largura média de dois metros. Até hoje, é possível percorrer alguns trechos em bom estado de conservação.
ONDE FICA: Sopé do Morro do Costão do Frade ao sopé do Morro do Gato do Mato, a  22km do centro
VISITAÇÃO: Somente com autorização
CONTATO: Museu de Arqueologia (48) 3276 1775
  Túmulo do Soldadinho
Diz a lenda que, no longínquo ano de 1893, um grupo de soldados, fugidos da Revolução Federalista, atravessou a pé nossa região, certamente com destino a Lages. O inverno rigoroso fez daquela viagem um inferno: tempestades e neve, caminhos incertos, fome, falta de abrigo... Cruzando, na escuridão da noite, a frígida Chapada das Demoras, um deles, debilitado e doente, perdeu-se do grupo, sendo encontrado morto no dia seguinte. Ali, sob um grosso pinheiro, os colegas o sepultaram. Com o passar do tempo, e o aumento do tráfego de tropeiros por aquela estrada, a simples cruzinha passou a ser referência para os viajantes, que paravam, acendiam velas, rezavam pela alma do desconhecido, pediam-lhe graças. Criou-se um certo misticismo acerca daquele jazigo, principalmente quando o novo dono daquelas terras, desinformado, ateou fogo na mata, queimando toda a vegetação. De maneira inexplicável, a cruz de madeira resistiu às chamas. Construiu-se, então, na década de 1950, um túmulo, que passou a ser centro de peregrinação de romeiros, que garantem ter alcançado graças do Soldado Desconhecido.
ONDE FICA: Comunidade de Soldadinho, defronte à capela, a 10km do centro de Alfredo Wagner
VISITAÇÃO: Não se pode dizer que o local possua algum atrativo estético, limitando-se à sua história
CONTATO: Diretamente no local

Acolhida na Colônia
Mude um pouco a sua rotina. Nos roteiros da Acolhida você será
hospedado por famílias de agricultores orgânicos e vai se sentir em casa.
A Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1998. É uma associação de agricultores integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987) que tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abrem suas casas para o convívio de seu dia-a-dia. O objetivo é compartilhar com os visitantes o seu saber fazer, suas histórias e cultura, suas paisagens...oferecem hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo.
CONTATO: www.acolhida.com.br
Reserva Rio das Furnas
A Reserva Rio das Furnas é a primeira Reserva Natural (RPPN) da região e recebe visitas programadas para birdwatching (observação de aves), pesquisas e educação ambiental. Mantém parceria com a FURB, através de seu Instituto de Pesquisas Científicas (IPA) e com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).
Para saber mais: www.riodasfurnas.org.br
ONDE FICA: São Leonardo
VISITAÇÃO:Temporariamente desativada
CONTATO: reserva@riodasfurnas.org.br ou (48) 9968 0190
Sítio Paraíso das Águas
Com uma flora e fauna exuberantes, o local possui quatro belas cachoeiras que formam diversas piscinas.
Trilha de aprox. 1 km que margeia o Rio Águas Frias e passa pelas cachoeiras. Observação de aves e animais, açudes para banho e pesca, produtos orgânicos e muitas outras atrações, é o que está reservado para os amantes da natureza.
Privacidade, conforto, charme e aconchego é o que se encontra na Pousada Paraíso das Águas. Parceiro do Acolhida na Colônia.
Para saber mais: www.sitioparaisodasaguas.com
ONDE FICA: Águas Frias, a 5 km da cidade
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Jorge de Souza: (48) 3276-1049/8816-2789 ou Sebastião (gerente): (48) 8812-3441
Sítio Ek Três Rios
Situado na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, o Sítio EK Três Rios é um paraíso esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas de 40 min., matas, flores silvestres e três belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
A propriedade de Elito Klauberg e Shirley Klauberg possui 13 ha.
ONDE FICA: Barro Branco
VISITAÇÃO: Programada
CONTATO: Elito Klauberg (48) 3276 1375


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposições Guimarães rosa!

Os dez melhores livros de Paulo Coelho!