Bob Dylan como vencedor do prêmio Nobel de LIteratura 2016

e, o anúncio do cantor e compositor americano Bob Dylan como vencedor do prêmio Nobel de LIteratura 2016 gerou comentários entre artistas e outras personalidades nesta quinta-feira (13).
"Parabéns a um dos meus poetas favoritos", escreveu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Twitter. "Dylan é o brilhante herdeiro da tradição dos bardos. Grande escolha", comemorou o premiado escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie, autor de "Versos satânicos".
A secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, justificou a escolha afirmando que Dylan, aclamado pelo lirismo de suas letras, criou "uma nova expressão poética na tradicional canção americana".
Embora seja reconhecido primeiramente como músico, e não como escritor, Dylan era cotado havia muitos anos para o Nobel de Literatura. Mas não estava entre os primeiros colocados nas bolsas de aposta para este ano. Ele o primeiro americano a vencer desde Toni Morrison em 1993.

Veja, abaixo, a repercussão do Nobel de literatura para Bob Dylan:
Barack Obama, presidente dos EUA, no Twitter: "Parabéns a um dos meus poetas favoritos, Bob Dylan, um Nobel bem merecido."
Stephen King, escritor, no Twitter: "Estou em êxtase por Bob Dylan ter ganhado o Nobel. Uma grande coisa em uma época de podridão e tristeza."
Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, no Twitter: "Parabéns, Bob Dylan! Um Nobel merecido para letras inteligentes e poderosas, que tocaram mentes e corações."
Salman Rushdie, escritor, no Twitter: "De Orfeu a Faiz, música & poesia são ligadas intimamente. Dylan é o brilhante herdeiro da tradição dos bardos. Grande Escolha".
Eduardo Suplicy, vereador eleito de São Paulo, no Facebook: "Parabéns a Bob Dylan que, por 'ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana', ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Quando os povos do mundo saíram nas ruas para protestar contra as guerras do Vietnã e do Iraque, todos cantaram juntos 'Blowin' in the Wind', a bela canção que nos faz lembrar 'quantas mortes precisarão ocorrer até que se perceba que muitas pessoas já morreram? A resposta, minha amiga, está sendo soprada pelo vento'."
Irvine Welsh, escritor, no Twitter: "Eu sou fã de Dylan, mas este é um prêmio à nostalgia mal concebida arrancada das próstatas rançosas de senis hippies sem sentido".
Jeff Daniels, ator, no Twitter: "Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel. Sim. Sim. Sim"
Mia Farrow, atriz, no Twitter: "Inspirada escolha do comitê do Prêmio Nobel. Felicidades a Bob Dylan e obrigado por cada canção"
Antonio Banderas, ator, no Twitter: "Bob Dylan, prêmio Nobel. Uma das razões para continuar acreditando nos Estados Unidos"

James Woods, ator, no Twitter: "#BobDylan ganhador do Prêmio Nobel de Literatura // Isso é tão merecido. Ele é o poeta mais laureado da minha geração"
Gilberto Gil, cantor, no Twitter: "Adoro as músicas dele. Bem merecido esse prêmio".
Fabrício Carpinejar, escritor, no Twitter: "Agora sim: Bob Dylan ganha Nobel de Literatura. O próximo deveria ser Leonard Cohen."
José de Abreu, ator, no Twitter: "Bob Dylan fez minha cabeça. Foi um dos primeiros.
'How does it feel?
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?'."
Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, no Twitter: "Parabéns Bob Dylan! Uma escolha inspirada do Comitê do Prêmio Nobel de Literatura. Meu escritor favorito".
Mayim Bialik, atriz, no Twitter: "O Prêmio Nobel da Literatura foi para o Bob Dylan! Wow. Talvez uma mulher no ano que vem, por favor? Mas isso é incrível mesmo assim".
Stevie Van Zandt, guitarrista e ator, no Twitter: "Parabéns Bob! Vocês fez as nossas vidas melhores. Obrigado por nos avisar sobre o que estava por vir ('Subterranean Homesick Blues')."
Bob Dylan durante show no Hop Festival em Paddock Wood, na Inglaterra, em junho de 2012 (Foto: Ki Price/Reuters/Arquivo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposições Guimarães rosa!

Os dez melhores livros de Paulo Coelho!